Trezentos e quatorze quilômetros, mais de 4 horas de viagem de carro - no trajeto mais rápido - entre Varginha e Belo Horizonte, talvez um lanche ou almoço na estrada, diárias de hotel na Capital, entre outras despesas com alimentação e deslocamento. Além disso, horas e horas folheando páginas impressas de um acervo centenário sem ter a certeza de encontrar ali o que busca.
Há seis anos, essa seria a saga enfrentada pela servidora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Varginha, Ana Lúcia Prado, e tantas outras pessoas que precisassem do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais para o seu trabalho ou questões de cunho pessoal. Porém, desde março de 2019, essa realidade é outra no estado.
Determinado a desburocratizar processos, ampliar a transparência e o acesso a documentos, além de gerar economia e eficiência, o Governo de Minas vem disponibilizando, nos últimos anos, de modo online e gratuito, o acesso às publicações do Diário Oficial e ao acervo histórico da instituição, que, neste 21 de abril, completa 133 anos.
Resgate da Educação
Graças à digitalização dos documentos, a servidora Ana Lúcia tem conseguido executar um projeto de resgate histórico da Educação no seu município, no Sul de Minas. Coordenadora de Programas, Planos e Conselhos, ela utiliza o serviço como fonte de pesquisa e afirma que, sem a modernização do formato, o desafio seria muito maior.
“Antes, (a consulta) só era liberada para ser feita presencialmente. Teríamos de nos deslocar até Belo Horizonte, mas, para essa demanda de trabalho, não teria como a gente estar indo sempre. A partir do momento que foi feita a digitalização, agilizou muito o nosso processo. Agora está tudo muito à mão”, destacou a servidora, há 29 anos no setor público.
Em fevereiro, o Governo de Minas deu um passo importante para o processo. O Estado assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para garantir a continuidade da digitalização do acervo.
Na nova etapa, a digitalização irá contemplar os documentos do período entre 1943 e 2010, possibilitando o acesso a mais registros históricos. Secretário de Estado de Governo (Segov) , Marcelo Aro avalia a iniciativa liderada pela Segov como fundamental para a preservação da história e a desburocratização do acesso a dados públicos.
| ||||
"A digitalização do Diário Oficial é um ato de respeito à nossa história e às pessoas que ajudaram a construí-la. Além de promover a transparência pública, ela encurtou distâncias, permitindo que uma educadora em Varginha ou um pesquisador no Norte do Estado tenham, à distância de um clique, contato com os documentos. Esse é o nosso jeito de governar: olhando pra frente, sem nunca esquecer de onde viemos", afirmou Marcelo Aro. | ||||
| ||||
Mais acessível, dinâmico e sustentável
No primeiro trimestre deste ano, o Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais (Domg-e) recebeu quase 2 milhões de visualizações (1.929.521). A inspetora escolar da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, na Zona da Mata, Adriane Martins vivenciou a transição de formatos e reconhece que as vantagens trazidas pela digitalização são inúmeras.
“Apesar da versão impressa evocar uma certa nostalgia e fazer parte da minha memória afetiva, reconheço que a mudança para o formato digital representa um passo importante para o jornal, tornando-o mais acessível, dinâmico e sustentável”, disse.
O Diário Oficial surgiu em 1892 para dar publicidade aos atos de governo e outras matérias de interesse público. Hoje, estão disponíveis para consulta na página do órgão os arquivos correspondentes aos períodos de 21/04/1892 a 22/08/1943 e de 05/01/2010 aos dias atuais.
O superintendente de Gestão do Diário Oficial, Rafael Freitas Corrêa, considera a digitalização um projeto fantástico e que tem despertado a atenção dos leitores. “Isso significa maior efetividade na prestação do serviço público, menos burocracia e menos dispêndio na relação do cidadão com o governo”, completou.
Governo Governador participa da Semana Internacional do Café e destaca a importância do setor para Minas Gerais
Gestão Nova UAI em Itaú de Minas expande acesso a serviços públicos no estado
Fazenda Governo de Minas entrega prêmio da Nota Fiscal Mineira a ganhador de Ipatinga
Governo Governo de Minas divulga canal para desburocratização de serviços públicos na Semana Internacional do Café 2025
Desenvolviment... Governo de Minas participa da inauguração da nova fábrica do Grupo Heineken em Passos
Fazenda Governo de Minas inicia série de vídeos curtos sobre a Previdência dos servidores públicos do Estado Mín. 15° Máx. 30°
Mín. 17° Máx. 31°
ChuvaMín. 14° Máx. 21°
Chuvas esparsas