O Governo de Minas entregou, nesta segunda-feira (7/4), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 48 novos ônibus para as linhas metropolitanas, dando continuidade à maior renovação da história da frota. A medida beneficia cerca de 63 mil passageiros que utilizam o transporte diariamente nas cidades de Belo Horizonte, Betim e Contagem.
O vice-governador Mateus Simões realizou a entrega dos veículos concluindo os repasses do Estado para a aquisição de 600 novos veículos, a título de indenização, para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, em função da pandemia. Ao todo, o Governo de Minas está investindo R$ 382 milhões para renovação da frota.
| ||||
"Hoje, nós encerramos a primeira etapa da renovação da frota do metropolitano. Foram 600 ônibus adquiridos com recursos do Governo do Estado para garantir viagens mais seguras, mais rápidas e mais eficientes em toda a região. Este investimento mostra que Minas Gerais tem um governo comprometido com a melhoria do transporte", destacou o vice-governador Mateus Simões. | ||||
| ||||
Renovação da frota
Até o final do ano, 850 novos veículos estarão em atividade, impactando diretamente a redução da idade média da frota metropolitana, composta por 2,4 mil ônibus, que passará de 11 para 6 anos, melhorando também a qualidade do serviço oferecido à população.
Nos últimos quatro meses, mais de 530 novos ônibus, modernos e confortáveis, já passaram a circular na RMBH, reduzindo a idade média da frota de 11 para 9 anos.
Os novos ônibus poluem 85% menos do que os anteriores e emitem menos ruídos, atendendo normas trabalhistas e gerando um maior conforto para os motoristas e passageiros.
"A renovação da frota é um passo importante para resgatar o transporte na região metropolitana. Com essas entregas, estamos melhorando o dia a dia de quem depende do sistema. Vamos seguir trabalhando por um serviço cada vez mais eficiente e que atenda às necessidades da população", destacou Pedro Calixto, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) .
Acordo
A entrega dos veículos faz parte do acordo firmado, em setembro de 2024, entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) , com intermediação da Seinfra, da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) .
“Essa construção, com a compra de ônibus, com o apoio do Ministério Público, do Tribunal de Contas e das prefeituras ao nosso lado vai mudar a vida das pessoas. Isso significa chegar mais rápido em casa, não ter ônibus quebrado, com condição de chegar em 40 minutos e não em uma hora e meia nos deslocamentos diários que cada família realiza em direção a Belo Horizonte ou Betim”, observou o vice-governador.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado