A Coordenadoria Estadual de Gestão Trânsito (CET-MG) , da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , representou Minas Gerais no 82º Encontro Nacional dos Detrans, realizado entre os dias 12 e 14/3, em Manaus.
O evento, que reúne especialistas e autoridades de trânsito de todo o país, tem como foco principal a sustentabilidade no trânsito, a inovação e a modernização dos serviços prestados à população.
A participação no encontro reafirma o compromisso de Minas Gerais com a melhoria contínua dos serviços de trânsito. Alguns dos temas abordados nas discussões foram reciclagem veicular, redução de resíduos, mobilidade urbana sustentável, educação no trânsito e digitalização de processos, que são aspectos fundamentais para o aprimoramento dos serviços oferecidos aos condutores mineiros.
Durante o evento, o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, tomou posse como vice-presidente da região Sudeste da Associação Nacional dos Detrans (AND) para o biênio 2025/2026.
O reconhecimento reforça o compromisso do Estado com a modernização e a melhoria da gestão de trânsito e garante que Minas Gerais continue no cenário nacional das boas práticas e soluções inovadoras nos serviços de trânsito.
“Contribuímos ativamente em painéis, apresentando iniciativas em andamento no estado e conhecendo boas práticas de outras regiões. A programação contou com diversos fóruns temáticos simultâneos, promovendo a troca de experiências, o compartilhamento de soluções e o fortalecimento do compromisso entre os Estados para a busca de melhorias de forma coordenada e integrada. Foi uma oportunidade estratégica para Minas Gerais se posicionar, colaborar e contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados em Minas Gerais e no Brasil”, afirmou Lucas Vilas Boas.
Gestão de trânsito
Durante o evento, a equipe de Educação no Trânsito da CET-MG apresentou a importância da atuação do governo na formação cultural da sociedade inserida no trânsito, com foco na promoção da conscientização para evitar mortes e lesões no trânsito.
Outro debate foi com o foco em sinistros, que são eventos que envolvem veículos e resultam em danos materiais ou pessoais, ou morte.
Já no Fórum de Sustentabilidade, a CET-MG participou de discussões sobre a relação entre meio ambiente e trânsito, trazendo soluções inovadoras para reduzir impactos ambientais, incentivar práticas sustentáveis e promover uma mobilidade mais eficiente e ecológica.
Além disso, a CET-MG participou do painel sobre legislação e normas gerais de licitação e contração e seu impacto nos credenciamentos. Outra apresentação do órgão de trânsito mineiro foi sobre infrações ligadas à fiscalização dos exames toxicológicos.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado