O Governo de Minas realizou, nesta sexta-feira (7/2), uma visita técnica às obras da Linha 2 do Metrô, com participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A agenda reforça o compromisso conjunto pela modernização e expansão do transporte público na capital e na Região Metropolitana.
A comitiva, que contou ainda com representantes da Metrô BH, VLI e MRS, percorreu o trecho entre a Estação Gameleira e o Pátio Ferroviário do Barreiro, área onde estão sendo feitas as adequações na faixa de domínio ferroviária. Também foram realizadas reuniões estratégicas para alinhar soluções operacionais e garantir que o cronograma seja cumprido, garantindo a integração do metrô com as ferrovias concessionadas pela VLI e MRS.
A Linha 2 terá 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. O investimento total na obra é de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal e a iniciativa privada.
“A ANTT tem sido uma parceira fundamental para a viabilização desse projeto. O trabalho conjunto entre as equipes técnicas do Governo de Minas e da agência tem permitido avançar com segurança e eficiência, garantindo que os desafios de integração logística sejam superados”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias , Pedro Bruno.
A operação comercial da linha 2, em pleno funcionamento, está prevista para 2028, colocando fim a uma espera de cerca de 20 anos. A partir da conclusão da nova linha, a expectativa é a de que o metrô passe a transportar uma média diária de 213 mil passageiros, sendo 157 mil na linha 1 e 56 mil na linha 2.
Mais melhorias
Paralelamente, a concessionária Metrô BH continuará realizando as melhorias na Linha 1, como, por exemplo, as reformas das 19 estações e a conclusão da expansão até Novo Eldorado, em Contagem, ambas previstas para serem entregues até 2026.
Também estão programadas a conclusão da reforma no Pátio São Gabriel, com ampliação da oficina de manutenção que atenderá as linhas 1 e 2, e a recuperação da via permanente, da rede aérea e dos sistemas de energia, sinalização e comunicação.
Além disso, desde junho de 2023, os usuários podem utilizar, gratuitamente, o sistema de internet Wi-fi nos trens e estações. É possível acompanhar ainda a previsão de chegada dos trens nos 96 painéis de LED espalhados pelas 19 estações do sistema.
Outro benefício do processo de inovação, modernização e melhorias do modal metroviário da RMBH foi a implantação do sistema de bilhetagem digital, acabando definitivamente com os tickets em papel.
A validação da passagem pode ser feita por aproximação, diretamente nas catracas, utilizando cartões de crédito ou débito, ou ainda por carteiras digitais de smartwatches, celulares ou tablets. Isso reduz a necessidade dos passageiros de pegarem fila para compra dos bilhetes e dá mais agilidade no processo de acesso às plataformas de embarque.
Também houve redução de aproximadamente 10% do tempo de viagem entre Vilarinho e Eldorado, que era de, em média, 55 minutos, com base, apenas, em mudanças de processos.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado