A Copasa dará início, na próxima segunda-feira (10/2), à etapa final das obras e serviços de substituição do interceptor Pampulha, localizado no bairro São Luiz, em Belo Horizonte. O objetivo desta etapa é a interligação da nova tubulação ao sistema de esgotamento sanitário existente. A tubulação é responsável pela captação e condução dos efluentes da região até a Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão do Onça. O túnel condutor, objeto principal do escopo do projeto, já está concluído.
Assim como em fases anteriores, será necessária a interdição no trânsito da avenida Otacílio Negrão de Lima. A interrupção de tráfego será da avenida Otacílio Negrão de Lima, no cruzamento com a alameda das Latânias, em ambos os sentidos. Os desvios foram planejados da seguinte forma: os veículos que vêm da avenida Pedro I (barragem da Pampulha), no sentido Centro, deverão seguir pela avenida Antônio Carlos, avenida Santa Rosa, e acessar a avenida Otacílio Negrão de Lima. Já os veículos que estão na avenida Otacílio Negrão de Lima, devem acessar a avenida Santa Rosa para chegar à avenida Antônio Carlos.
Esta etapa da obra na avenida Otacílio Negrão de Lima, possui previsão de execução dos trabalhos em até 40 dias. No entanto, a Copasa irá empenhar todos os esforços necessários para que o trânsito seja liberado antes do prazo programado.
Com investimentos da ordem de R$ 13 milhões, as intervenções estão sendo realizadas com uma nova tecnologia de serviço, o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM) – Método Não Destrutivo, que gera menos impacto e transtornos para a população. A Companhia implantou aproximadamente 175 metros de interceptor, alterando o diâmetro original para 1,8 mil milímetros, o que garantirá a condução da vazão do esgoto, que pode chegar a 2 mil litros por segundo na região.
As obras visam maior proteção ao sistema e renovação da tubulação, construída há mais de 30 anos, de forma evitar que a Lagoa da Pampulha seja o destino do esgoto, em um eventual extravasamento da rede. Com essa iniciativa, a Copasa fortalece seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, contribuindo diretamente para o Reviva Pampulha, um programa que visa preservar a qualidade das águas da lagoa e melhorar a qualidade de vida na região.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado