A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) se reuniu, na tarde dessa terça-feira (10/11), no Palácio da Liberdade, com cerca de 80 representantes de municípios integrantes da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) e anunciou novidades para a promoção e o fortalecimento da cultura e do turismo no estado a partir de 2025.
No ano que vem, a Secult irá repassar aos municípios mineiros um total de aproximadamente R$ 250 milhões, divididos entre os recursos do programa de fortalecimento do turismo nos municípios, que passa a se chamar +Turismo e destinará R$ 80 milhões, e os R$ 165 milhões via ICMS Patrimônio Cultural, por meio do I nstituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) , além de R$ 130 milhões por meio dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
O +Turismo também passará por mudanças, se transformando em um mecanismo menos burocrático. Municípios que têm mais estrutura e capacidade de atrair turistas receberão mais recursos. Outra novidade é que no ano que vem o recurso da Secult-MG para a promoção turística também saltará de R$ 3 milhões para R$ 27 milhões.
Atuais prefeitos e vice-prefeitos, prefeitos e vices eleitos ou reeleitos, atuais e futuros secretários municipais de cultura e turismo, agentes de cultura e turismo e colaboradores dos municípios filiados à ACHMG participaram do encontro. Integram a ACHMG 32 cidades, dentre elas Ouro Preto, Diamantina, Sabará, Tiradentes, Caeté, Congonhas, Itabira, Mariana, São João del-Rei, Itapecerica, Santa Luzia, Brumadinho, Januária, Catas Altas e Conceição do Mato Dentro.
Durante o encontro, o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destacou que o estado ocupa a segunda posição no ranking de geração de emprego com carteira assinada no setor cultural, que emprega 549 mil pessoas em Minas, de acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, referentes a 2022, e lidera, há dois anos consecutivos, o crescimento da atividade turística no país, também segundo o IBGE.
“Os municípios podem ter na Secult uma ponte para todo o Governo de Minas para garantir mais recursos e fazermos com que esse cenário de desenvolvimento e geração de emprego e renda tenha continuidade nos próximos anos”, salientou Oliveira.
A importância de projetos para incentivar e promover o Carnaval, a Semana Santa e os festivais de inverno nas cidades históricas, a parceria dos municípios com a Rede Minas e a Rádio Inconfidência e a participação da ACHMG no estandes da Secult em feiras nacionais e internacionais de turismo também estiveram na pauta do encontro, importante momento para reforçar a atuação do Iepha-MG para o resguardo e a preservação do patrimônio histórico.
Presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e atual prefeito de Itapecerica, Wirley Reis reforçou a importância de um cenário que preza pelo diálogo e pela cooperação: “A união fez a força e fizemos muito. A Secult é parte importante para alavancar nossa associação. Somos fomentadores da cultura, do turismo e fazemos com que o turismo possa crescer em Minas”.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
Turismo Governo de Minas e Cine Theatro Brasil lançam Avenida Cultural e transformam a Afonso Pena em grande corredor de arte, patrimônio e turismo de BH
Turismo Mais de R$ 1 bilhão em investimentos e cerca de cem projetos de vinícolas consolidam a Mantiqueira como nova fronteira do enoturismo brasileiro
Turismo Minas ganha 110 voos extras no inverno e impulsiona economia do turismo em todo o estado
Turismo Nova rota Ferrovia da Bocaina apoiada pela Emater-MG impulsiona turismo na Zona da Mata
Turismo Após parceria com Governo de Minas, Azul divulga horários da nova rota de voos para Diamantina Mín. 12° Máx. 16°
Mín. 13° Máx. 14°
ChuvaMín. 14° Máx. 20°
Chuvas esparsas