Os desafios e experiências em gestão pública foram apresentados pelo Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , durante o 13º Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), realizado em Brasília entre os dias 20 e 22/8.
A secretária de Estado Camila Neves abordou, entre outros temas, o projeto Automatiza.MG, que recebeu o Prêmio Excelência em Competividade no evento. Na apresentação, realizada no Painel Rede CLP: Senso de Contribuição e Legado ao País, ela relatou as experiências em gestão pública, como surgiu e foi desenvolvido o Automatiza.MG.
“Tivemos a ideia de criar o Automatiza.MG após várias sugestões dos nossos servidores. O projeto foi pensado e criado juntamente com quem o usaria na ponta, para que o servidor entendesse os benefícios que isso traria. Outro sucesso do Automatiza.MG é a equipe envolvida, que sempre buscou se aprimorar cada vez mais e entregar um bom projeto”, afirmou Camila Neves.
O projeto otimiza o tempo gasto por servidores em tarefas cotidianas, utilizando tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar essas atividades repetitivas, possibilitando ao servidor usar seu tempo para tarefas mais estratégicas.
O Automatiza.MG começou a ser executado no segundo semestre de 2023 e, desde então, já criou 46 robôs para serem usados pelos servidores. A iniciativa reduziu em mais de 1,3 mil horas mensais o tempo necessário para a realização de processos que foram aprimorados.
Gestão
Além do Autotamiza.MG, a Seplag-MG levou a esta última edição do Congresso diversos outros projetos e trabalhos, com representantes de todas as subsecretarias, que foram também reconhecidos e premiados. O evento é uma oportunidade para os servidores mineiros mostrarem suas iniciativas e trocarem experiências com outros Estados da federação.
Alguns dos trabalhos apresentados foram sobre Otimização de recursos com o compartilhamento de imóveis estaduais; Prevenção e enfrentamento ao assédio moral e gestão de pessoas; Aplicação de big data para tornar o uso de dados mais eficiente; e Implementação de ChatBot GPT para atendimento ao cidadão.
Congresso Consad
Entre os dias 20 e 22/8, o 13º Congresso de Gestão Pública do Consad reuniu gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais de todo o país em Brasília, com o objetivo de discutir temas essenciais à gestão pública, além de abordar as últimas tendências, desafios e soluções na área.
A edição deste ano teve como foco o desenvolvimento de políticas públicas que sejam não apenas eficientes e inovadoras, mas também transparentes e alinhadas com as expectativas dos cidadãos. A programação foi diversificada, e incluiu painéis de discussão, workshops, apresentações de casos de sucesso e espaços para networking.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado