O G overno de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , recebeu quatro premiações no Prêmio de Excelência em Governo Digital da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). O anúncio foi feito na última sexta-feira (9/8) e contemplou as iniciativas Automatiza.MG, Conecta Gov.Br e autenticação biométrica em terminais de autoatendimento.
O Prêmio busca reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos de governo digital nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, e divulgar soluções que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, modernizam a gestão pública em benefício da população.
O projeto de implantação da autenticação biométrica da conta Gov.Br nos terminais de autoatendimento das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ficou em primeiro lugar nas categorias “Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo” e “Prêmio Valor Público”, que reconhecem iniciativas que trazem respostas úteis para os cidadãos.
O projeto possibilita a autenticação do cidadão por meio da digital à sua conta Gov.Br, dispensando o uso de senhas para acesso aos serviços públicos. A medida aumenta a segurança e a confiabilidade dos dados e diminui o tempo médio de atendimento.
Outro projeto premiado foi o de identificação do impacto do Conecta Gov.Br, que ficou em primeiro lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital”. Já o Automatiza.MG conquistou o segundo lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo”.
Para a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, o reconhecimento das iniciativas da Seplag-MG na premiação nacional reafirma o compromisso do Governo de Minas com a modernização da gestão pública em benefício dos mineiros. “Os prêmios recebidos são uma oportunidade de inspirar e destacar a importância da transformação digital para uma abordagem inovadora na prestação de serviços à população”, afirmou.
O projeto de identificação do impacto do Conecta Gov.Br, do Governo Federal, na simplificação dos serviços estaduais avaliou os potenciais ganhos de integração dos processos mineiros com informações da União, reduzindo a burocracia e aprimorando o atendimento aos cidadãos.
Já o Automatiza.MG utiliza tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial para otimizar processos no Governo de Minas. O projeto já capacitou mais de 1.035 servidores e criou 29 robôs que reduziram em mais de 1300 horas de trabalho humano por mês, aumentando a eficiência na prestação de serviços públicos.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado