A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) atualizou e reestruturou a Política de Desenvolvimento dos servidores estaduais, que compreende ações para aperfeiçoamento humano e profissional do funcionalismo mineiro. Um dos ajustes é o fortalecimento da incorporação das avaliações de desempenho às iniciativas de desenvolvimento dos servidores.

O mecanismo já é utilizado, mas foi reforçado no novo decreto, nº 48.872, publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais no dia 3/8. Na prática, a partir da avaliação de desempenho feita pelo gestor, o mesmo pode encaminhar o servidor para alguma ação de desenvolvimento e capacitação, que aprimore especificamente aquilo que ele precisa para melhorar suas entregas.
Outra alteração é a possibilidade de atuação do servidor como conteudista, facilitador, instrutor ou palestrante. Neste caso, essas atividades serão reconhecidas como uma forma de capacitação e desenvolvimento. O decreto também atualiza os objetivos das ações realizadas a distância, além de garantir o custeio de capacitações com recursos de editais e outros instrumentos firmados pela Seplag-MG ou pelos órgãos e entidades.
Segundo a superintendente Central de Políticas de Recursos Humanos da Seplag-MG, Maria Muniz, a nova regulamentação busca atualizar as diretrizes, finalidades e ferramentas de acordo com o contexto vivenciado pelos órgãos e entidades do Poder Executivo.
“A iniciativa promove um alinhamento maior com a gestão do desempenho e com a gestão por competências. O norte principal dessa política é criar oportunidades para qualificação e formação dos nossos servidores e gestores, buscando a melhoria do desempenho individual e institucional em prol da melhoria na prestação dos serviços públicos”, afirma a superintendente.
Atualização
O novo decreto promove um aprimoramento do Decreto nº 44.205, de 2006. Ele busca revisar o teor e a aplicabilidade do antigo documento e atualizar a Política de Desenvolvimento do servidor público para as demandas e desafios atuais.
O trabalho de atualização começou em 2019, com a realização de pesquisas pela Diretoria Central de Gestão do Desempenho (DCGDD), para levantar informações e identificar boas práticas junto a organizações do terceiro setor e da iniciativa privada que atuam na área.
Em 2020, o Laboratório de Inovação do Governo de Minas Gerais (LAB.mg), coordenado pela Seplag-MG e pela Fundação João Pinheiro (FJP) se juntou ao projeto de revisão.
Entre 2021 e 2024, várias ações foram sendo desenvolvidas para o aprimoramento da Política, como fortalecimento da educação a distância, atividades para qualidade de vida no trabalho, aproximação entre o RH central do Estado e os setoriais dos órgãos, desenvolvimento das lideranças, entre outras. O novo decreto normatiza essas práticas.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 25°
Parcialmente nublado