O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta terça-feira (16/7), em Mariana, na região Central do estado, da cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. Nesta data, simbolicamente, a capital de Minas Gerais é transferida para o município, marcado na história como primeira vila, cidade e capital dos mineiros.
Em 2024, ano que celebra os 328 de fundação de Mariana, a tradicional Medalha Dia do Estado de Minas Gerais foi uma oportunidade para também homenagear pessoas, instituições, organizações e representantes da sociedade civil com atuação em defesa de uma repactuação justa do acordo referente à tragédia de Mariana.
Em seu discurso, o governador ressaltou a importância de se chegar a uma solução que realmente contemple as famílias das vítimas, atingidos e todos os prejudicados pelo desastre. A justa reparação é aguardada há quase uma década.
"Eu me pergunto por quantos anos ainda teremos de discutir o desastre como principal tema de cada uma das reuniões que nós fazemos nessa cidade. É impossível estar em Mariana e não nos lembrarmos do que aconteceu nove anos atrás. Quero dizer que, nós, do Governo de Minas, não desistimos. Nós vamos sempre trabalhar e lutar pela reparação. Somos um povo conhecido exatamente pela força do seu trabalho, e é este trabalho que nos transforma nesse povo tão honrado e dedicado", enfatizou Professor Mateus.
"Eu me pergunto por quantos anos ainda teremos de discutir o desastre como principal tema de cada uma das reuniões que nós fazemos nessa cidade. É impossível estar em Mariana e não nos lembrarmos do que aconteceu nove anos atrás. Quero dizer que, nós, do Governo de Minas, não desistimos. Nós vamos sempre trabalhar e lutar pela reparação. Somos um povo conhecido exatamente pela força do seu trabalho, e é este trabalho que nos transforma nesse povo tão honrado e dedicado", enfatizou Professor Mateus.
| ||||
“Tenho certeza de que nós compartilhamos o mesmo nó na garganta e a mesma indignação ao lembrar de cada família que perdeu um ente querido, seja um filho, um marido, um amigo, um colega de trabalho, naquele fatídico dia 5 de novembro de 2015. Como mineiro, acredito que essa memória, ainda que carregada de tristeza, é também a nossa maior motivação para exigir justiça e mudanças concretas”, disse o governador. | ||||
| ||||
"Nesta cidade que tanto representa nosso estado, primeiro município e capital de Minas Gerais, a mensagem que queremos reforçar, na figura dos nossos homenageados, é a de compromisso irrestrito para garantir a justa reparação a todos os atingidos da Bacia do Rio Doce. A lentidão e a morosidade são as únicas marcas desse modelo de acordo insuficiente, feito lá atrás, que não contempla e nem prioriza efetivamente os atingidos", ressaltou Romeu Zema.
O vice-governador, um dos homenageados deste ano, reafirmou que o Governo de Minas seguirá lutando pela reparação necessária e justa para Mariana e as demais cidades do Vale do Rio Doce.
OLHO 2
"Eu me pergunto por quantos anos ainda teremos de discutir o desastre como principal tema de cada uma das reuniões que nós fazemos nessa cidade. É impossível estar em Mariana e não nos lembrarmos do que aconteceu nove anos atrás. Quero dizer que, nós, do Governo de Minas, não desistimos. Nós vamos sempre trabalhar e lutar pela reparação. Somos um povo conhecido exatamente pela força do seu trabalho, e é este trabalho que nos transforma nesse povo tão honrado e dedicado", enfatizou Professor Mateus.
OLHO 2
Negociações
A tragédia ambiental de novembro de 2015, com o rompimento da Barragem de Fundão, sob responsabilidade da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, tirou a vida de 19 pessoas, além de provocar uma série de danos socioeconômicos aos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O Poder Público reconhece que não é mais possível que a injustiça continue a prevalecer nestes quase dez anos. Por conta disso, o Governo do Estado - assim como os outros compromitentes - cobram posicionamento das empresas - Samarco Mineração S.A, Vale S.A e BHP Billiton Brasil Ltda. - para que retornem à mesa de discussões e possam demonstrar efetivamente sua responsabilidade social e ambiental.
Dia de Minas
A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado. Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.
No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao então governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa. Em 1980, foi sancionada a Lei Municipal 561, que instituiu a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, formalizou a data como Dia de Minas, assim como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais.
Clique aquipara conferir a lista de agraciados de 2024.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado