O Governo de Minas entregou, nessa terça-feira (2/7), 106 veículos ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) . A nova frota é composta de 60 viaturas, 32 caminhonetes e 14 SUVs. Os investimentos são de R$ 17,5 milhões. Há mais de dez anos o departamento não renovava a sua frota.
Os veículos serão distribuídos para as 40 Unidades Regionais do órgão para auxiliar na fiscalização do transporte intermunicipal e metropolitano e, também nas obras de construção e manutenção das rodovias mineiras.
As viaturas do tipo sedan são dotadas de sinalizador luminoso (giroflex) e autofalante para fiscalizações mais ostensivas. Os veículos SUVs, com câmbio automático, serão para uso misto em estradas não pavimentadas e asfaltadas. Já as caminhonetes de tração 4x4 e motor diesel, por possuírem maior altura do solo, serão escaladas para executar incursões em terrenos mais difíceis.
Os veículos destinados às equipes de fiscalização DER-MG são utilizados no monitoramento de trânsito nas rodovias estaduais; do transporte de pessoas e de carga e do uso ou ocupação da faixa de domínio. Eles auxiliam, ainda, nas vistorias do sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; dos veículos do transporte intermunicipal de estudantes e de escolares e dos veículos do serviço de táxi metropolitano.

“Quando proporcionamos melhor estrutura ao DER-MG, nós garantimos maior qualidade para as nossas rodovias e, consequentemente, isso impacta positivamente a vida dos mineiros” ressaltou o secretário de Governo Gustavo Valadares.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias , Pedro Bruno, “equipar o DER-MG acaba refletindo também nas atividades da Seinfra, uma vez que os órgãos são vinculados e desenvolvem atividades complementares”.
“A aquisição de uma nova frota é uma antiga reivindicação dos servidores do DER-MG. Com os 106 veículos equipados com modernos dispositivos de fiscalização voltados tanto para o transporte intermunicipal e metropolitano, quanto para o acompanhamento de obras rodoviárias, aprimoraremos nosso grau de eficiência em nossas atividades rotineiras”, explicou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
Além disso, os carros são destinados ao planejamento, coordenação e a execução, direta ou indireta, das obras e dos serviços de engenharia de manutenção e recuperação rodoviária, de recuperação de obras de artes especiais (viadutos e pontes), bem como dos serviços de conservação do patrimônio rodoviário estadual e de garantia da segurança viária.
Serão utilizados, ainda, para transportar as equipes técnicas no acompanhamento das obras e os serviços de engenharia de sondagem, construção, implantação, pavimentação, ampliação de capacidade, duplicação e alargamento de rodovias.
Cada veículo da frota do DER-MG roda, em média, mais de 2 mil quilômetros por mês, o que equivale a um motorista ir de Belo Horizonte a Recife, no estado de Pernambuco.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado