A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) implantou o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) na Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS), para que a empresa possa tramitar documentos e processos digitalmente com o público interno e externo. Com a MGS, são 76 órgãos e entidades do Estado inseridos no Sistema.
A MGS assinou o termo de uso durante reunião realizada na terça-feira (25/6), com participação do subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, do diretor-presidente da MGS, Marcelo Isoni, e de membros da comissão de implantação do Sei!MG.
Na ocasião, foram apresentados os resultados e benefícios do Sistema. A Seplag-MG capacitou a equipe da MGS sobre uso e administração, adequação de modelos de formulários, atos normativos, carga de usuários, dentre outras configurações.
“O Sei!MG vai proporcionar uma gestão mais eficiente a partir da tramitação eletrônica de processos. É um sistema flexível, que garante agilidade, reduz gastos e aprimora a transparência administrativa. Além da tramitação interna, a ferramenta permite a tramitação externa de documentos entre órgãos e entidades estaduais e entes de outras esferas”, destacou o subsecretário Rodrigo Diniz.
O diretor-presidente da MGS, Marcelo Isone, afirmou que a tramitação digital é fundamental para a estratégia da empresa. “Em nosso RH, haviam 30 mil folhas de ponto. Hoje em dia, não temos mais isso. O Sei!MG, além de economia, vai nos dar mais celeridade, transparência e segurança nos processos”, disse.
Tramitação digital
O Sei!MG é utilizado pelo Governo de Minas desde 2019. O Sistema conta com 118 mil usuários cadastrados, que atuam nos 76 órgãos estaduais, e outros 222 mil usuários externos ativos.
A partir de 2019, com o barramento eletrônico, o Governo de Minas passou a tramitar documentos digitalmente com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). Em março deste ano, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também passou a utilizar o Sistema.
Neste mês de junho, o Governo de Minas lançou também o Sei!MG Municípios, que expandiu a ferramenta para as cidades mineiras. O Sistema já foi aderido por três prefeituras – Extrema, no Sul de Minas, e Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço. Outras 32 prefeituras já se cadastraram interessadas em aderir.
Usuários externos também podem utilizar o Sei!MG, por meio do peticionamento eletrônico, para enviar demandas para o Governo de Minas. Além disso, o sistema tem uma pesquisa pública para acompanhamento em tempo real do andamento dos processos.
O Sei!MG foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4)..
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado