Em mais uma iniciativa de promoção da segurança alimentar e nutricional no estado, o Governo de Minas vai investir até R$ 1,2 milhão para modernizar bancos de alimentos municipais, importantes espaços que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Resultado preliminar do edital , divulgado nesta sexta-feira (21/6), habilitou 20 municípios que terão acesso ao recurso de R$ 60 mil. O repasse será realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e vai possibilitar que os bancos de alimentos ampliem a capacidade de atendimento.
“Os bancos de alimentos atuam diretamente na promoção do direito humano à alimentação adequada. O esforço contínuo do Governo de Minas garante uma ampliação de parcerias na doação de alimentos, o que permite o aumento no número de pessoas atendidas”, destaca a assessora-chefe de Segurança Alimentar da Sedese, Joana Brant.
A modernização dos bancos de alimentos municipais busca melhorar os serviços oferecidos, auxiliando no combate à fome e evitando o desperdício de alimentos. “Essa iniciativa é fundamental para complementar as necessidades nutricionais, especialmente da população em situação de vulnerabilidade social e alimentar," enfatiza Joana Brant.
Resultado
O edital de fomento à modernização foi direcionado a bancos de alimentos, geridos pelas prefeituras, que apresentassem estrutura e capacidade técnica adequadas, em conformidade com as normas sanitárias vigentes, e com as normas de funcionamento estabelecidas pela legislação vigente.
Foram habilitados os 20 municípios por meio de pontuação, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital.
Confira a classificação completa
O resultado é preliminar, uma vez que os municípios têm até o dia 28/6 para interpor recursos, utilizando o e-mail [email protected] . O resultado final será divulgado no dia 2/7.
Para celebração do convênio e repasse do recurso, os municípios devem apresentar os documentos necessários e as contrapartidas exigidas. O repasse só será realizado após o período de vedação eleitoral.
Política pública
Em 2022, a Sedese investiu cerca de R$ 160 mil para incentivar oito Bancos de Alimento em Conselheiro Pena, Uberaba, Pingo d'Água, Santana do Paraíso, Ubaporanga, Engenheiro Caldas, Piedade de Caratinga e Formiga. Cada espaço selecionado pôde ter acesso a R$ 20 mil para ampliar a capacidade de recebimento, armazenamento e distribuição de alimentos.
Em maio deste ano, a Sedese lançou o segundo edital para fomento aos bancos de alimentos. “A expectativa é que, com a modernização promovida pelo Governo de Minas, outros bancos possam atender mais pessoas, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional no estado”, reforça Joana Brant.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado