O Governo de Minas e a Embaixada dos Estados Unidos (EUA) promoveram almoço, nesta terça-feira (18/6), no Palácio da Liberdade, para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o país norte-americano, que em 1824 foi a primeira nação a reconhecer a independência brasileira.
Durante o encontro, foi comemorada também a relação entre EUA e Minas Gerais com objetivo de estreitar e consolidar laços comerciais e de cooperação em áreas como ciência e tecnologia, ensino superior, indústria e tecnologia, entre outras.
O almoço comemorativo aos 200 anos de irmandade entre Brasil e EUA contou com a presença do governador Romeu Zema, da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, da cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Earhart Ordoñez, de secretários de Estado e de outras autoridades mineiras.
O chefe do Executivo estadual destacou a relevância de ter Minas Gerais escolhida para celebrar esta marca. “É um prazer receber para comemorar esses 200 anos de relacionamento a presença da embaixadora dos EUA no Brasil e da cônsul de Belo Horizonte, que para nós é muito representativo, uma vez que somos países irmãos, países grandes, que temos grandes populações e uma forte relação comercial” conta.
O secretário de Estado de Casa Civil , Marcelo Aro, por sua vez, frisou a importância da relação entre Brasil e EUA. “Desde o reconhecimento da independência brasileira, em 1824, a relação entre os dois países sempre foi bastante frutífera e muito proveitosa para ambos”, disse.
Relação Minas e EUA
As relações de cooperação entre os Estados Unidos e Minas Gerais vêm se fortalecendo ao longo dos anos. Em maio, o Governo de Minas embarcou em missão a Nova Iorque e Washington, onde foram realizados encontros estratégicos nas áreas econômica, ambiental e de energia, que contribuíram para consolidar a imagem de prestígio de Minas no contexto federativo brasileiro.
Os investimentos americanos em Minas Gerais são de aproximadamente R$ 41,9 bilhões, com geração de 49.570 empregos diretos e 15.671 indiretos. Entre janeiro e outubro de 2023, o estado exportou cerca de US$ 3 bilhões para os EUA, tendo como principais produtos comercializados o ferro e o café.
O governador Romeu Zema reconheceu a importância das relações entre Minas e os EUA e a necessidade de continuar fortalecendo os laços econômicos e culturais entre os povos.
“Temos grandes investimentos americanos aqui em Minas Gerais, diversas empresas estão aqui e queremos estreitar esses laços. Recentemente, reativamos os voos entre Belo Horizonte e Flórida e queremos ainda mais para que o turismo também cresça entre Minas e Estados Unidos”, assinalou.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado