O programa Transforma Minas, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , concluiu, neste mês de maio, a formação da primeira turma de lideranças da Frente de Engajamento, que incluiu 35 gestores de quatro órgãos estaduais.
O objetivo é preparar as lideranças para gerenciar e engajar suas equipes, criando um ambiente de trabalho saudável e produtivo e, consequentemente, realizando entregas melhores para a população mineira.
O grupo é composto por subsecretários, superintendentes e gestores de Recursos Humanos da Seplag-MG e das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) , Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) e Desenvolvimento Social (Sedese-MG) .
Com a formação da primeira turma, teve início a segunda, e uma outra ainda está prevista para este ano com lideranças dos mesmos órgãos. A média de participantes por grupo é de 25 a 30 pessoas.
Segundo a assessora de Políticas para Lideranças da Seplag-MG, Luciana Custódio, o engajamento está diretamente associado ao desempenho do servidor. “Estimular o engajamento de líderes e equipes significa compreender os diferentes perfis motivacionais e propor ferramentas para potencializar a conexão das pessoas entre si e com suas atividades do dia a dia”, afirma Luciana.
Formação
A escolha das quatro secretarias para participarem da Frente de Engajamento do Transforma Minas se deu a partir de uma pesquisa realizada pela Seplag-MG em 2022 com servidores e lideranças para medir os fatores de engajamento no contexto estadual. Alguns desses fatores são qualidade e quantidade de entregas, ambiente de trabalho harmônico e cooperação entre colaboradores.
Com os resultados, o programa buscou iniciativas para melhorar e manter um nível adequado de engajamento, sendo uma delas a capacitação. Em 2023, uma versão piloto do projeto foi realizada na Seplag-MG, ampliada para outros três órgãos em 2024.
O projeto conta com aulas iniciais, período de aplicação dos ensinamentos junto às equipes, acompanhamento de especialista e monitoramento de resultados. Alguns dos temas abordados são motivação da equipe, incentivo ao trabalho colaborativo, iniciativas para evitar conflitos e melhorar o ambiente para que todos se sintam bem e respeitados.
Os resultados de engajamento da equipe são medidos verificando se há redução ou ampliação das entregas, se há queixas dos servidores ou conflitos internos, por exemplo.
Transforma Minas
O Transforma Minas é um programa de seleção, desenvolvimento e engajamento de lideranças do poder Executivo, gerido pela Seplag-MG. Além da Frente de Engajamento, ele atua com outras duas frentes.
A frente de Atração e Seleção realiza processos seletivos para contratar profissionais para o setor público com base em critérios de mérito, competência e alinhamento com as demandas da função a ser executada no âmbito do Estado.
A outra frente é a de Desenvolvimento e Desempenho, que tem o objetivo de desenvolver líderes para atuação inovadora, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados mais eficientes.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado