O programa Alô, Minas!, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , já instalou 140 antenas de telefonia móvel e de sinal 4G em distritos e localidades de Minas Gerais que ainda não contavam com cobertura. Com as instalações, uma população de mais de 100 mil pessoas já foi beneficiada.
As antenas foram instaladas pelo Governo de Minas junto às operadoras de telefonia Algar, Claro, Tim e Vivo. Até junho deste ano, serão mais de 150 antenas ativadas, beneficiando mais de 110 mil mineiros.
“Essas pessoas, que antes tinham um acesso muito difícil à tecnologia, terão oportunidades de desenvolvimento pessoal, aprendizado e, também, de emprego e qualificação de renda, entre outros benefícios”, ressaltou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
O Povoado São Domingos, localizado no município de Ubá, na Zona da Mata, carrega na memória a história de ex-colônia de pacientes diagnosticados com hanseníase, símbolo de um passado de exclusão social.
“Até agora, não existia acesso a telefonia celular aqui, perpetuando nesta comunidade uma forma de isolamento. Graças ao Alô, Minas!, esse avanço se tornou possível, marcando um passo significativo em direção ao fim da exclusão social”, destacou o diretor da Casa de Saúde Padre Damião, Adelton Barbosa.
Outro morador que comemorou a instalação da antena foi José Nascimento da Silva, que vive há 56 anos no povoado. “Eu agradeço muito o governador de Minas, a equipe do programa Alô, Minas! e todos que contribuíram para a instalação desta antena. Até então não tínhamos nenhum tipo de comunicação por telefonia celular. Isso facilitou muito a nossa colônia e os povoados”.
Alô, Minas!
O Alô, Minas! foi lançado pela Seplag-MG em 2020, como parte do projeto estratégico Minas Atende. Os municípios contemplados no programa têm responsabilidades, como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.
As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022 e, desde então, novas antenas vêm sendo instaladas gradativamente nos municípios contemplados. Também em 2022, o programa ativou a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país, na localidade de Parque das Árvores, em Nova Ponte, no Triângulo Mineiro.
Alô, Minas - Fase II
Em fevereiro deste ano, o Governo de Minas divulgou a lista com 68 novos distritos e localidades de Minas Gerais que serão contemplados na Fase II do programa, que teve o edital de chamamento público para as prefeituras mineiras publicado no dia 19/12/2023. Uma seleção pública junto às operadoras de telefonia móvel será realizada e, após essa etapa, as operadoras irão implantar as antenas nas localidades selecionadas.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado